‘Portela de Asas Abertas’ homenageia João Nogueira neste sábado!

joaonogueiraA última edição de 2016 do projeto ‘Portela de Asas Abertas’ será histórica. Marcado para acontecer neste sábado (12), a partir das 14h, na quadra da escola, em Madureira, o evento, que é uma iniciativa do departamento cultural da Portela, vai celebrar a obra do compositor João Nogueira (12/09/1941—05/06/2000), que estaria completando 75 anos. Na ocasião, a agremiação promoverá, ainda, o 1º Encontro dos Consulados da Portela.

A tradicional roda de samba acústica, que lembrará sucessos de João Nogueira e de outros portelenses ilustres, será aberta pelos integrantes do Agrupamento Musical do Consulado da Portela-SP, que está completando um ano de fundação. Em seguida, o escritor, pesquisador e historiador Luiz Antonio Simas dará uma aula-recital sobre o grande homenageado. Destaque no cenário cultural do Rio, o grupo Galocantô também vai se apresentar no evento, que terá, ainda, a presença do compositor Wanderley Monteiro, autor de hits como “Vida de Compositor” e “Água de Chuva no Mar.”

A tarde também servirá para o 1º Encontro dos Consulados da Portela, que vai receber integrantes das representações da agremiação em todo o Brasil. A Portela, aliás, é a única escola de samba do Rio a ter ‘consulados’ oficiais em outros estados e até no exterior. O primeiro foi criado há um ano em São Paulo, por iniciativa do departamento cultural. Os grupos promovem eventos como rodas de samba e exibições de filmes ligados à escola. Em outubro, por exemplo, 99 japoneses assistiram ao documentário “82 Minutos”, de Nelson Hoineff, sobre os
preparativos do desfile de 2015, numa sessão em Tóquio.

Além dos sambistas de São Paulo, representantes dos consulados de Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Juiz de Fora (MG) já confirmaram presença. Quem for ao Portelão também poderá conferir a exposição “A Dança do Samba: Passos em Azul e Branco”, que está em cartaz na sala do departamento cultural. A mostra mostra a importância da dança dentro do Carnaval e homenageia grandes nomes portelenses, como o casal de mestre-sala e porta-bandeira Benício e Vilma Nascimento e os passistas Claudionor, Tijolo e Maria Lata D’Água.

Foto: Divulgação
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Comente

Os campos obrigatórios são marcados com *. Seu endereço de email não será publicado.