Salve São Jorge, Ogum e o povo brasileiro!

Por Finólia Aroeira

Meus queridos, o dia de São Jorge foi celebrado em vários cantos da cidade e esse ano, eu e Carlota amanhecemos no Campo de Santana, feito duas cutias sonolentas e famintas, pelo simples fato de não querermos mofar naquela fila. Em minutos, uma multidão vestida de vermelho e branco já se acotovelava, na tentativa de conseguir entrar na igreja para saudar o Santo Guerreiro. São Jorge, é unanimidade entre nós! Diante de tanta insegurança, só mesmo Ele para nos defender. Perto de nós, muitos devotos pagavam suas promessas, distribuindo santinhos, mas um deles nos chamou atenção, pois parou bem em nossa frente com um saco lotado de camisetas e logo foi cercado por fiéis ávidos por um exemplar com a imagem do santo. Carlota, que tem o joelho melhor que o meu, se aventurou, conseguindo duas, tamanho GG. Voltou com a sandália arrebentada e o com os cabelos no estilo Vanessa da Matta! No interior da igreja, a emoção diante da enorme imagem estampava-se em cada rosto. Pedidos, agradecimentos e lágrimas.

gritoDo centro da cidade, partimos para a festa do glorioso Pai Ogum, no bairro de Acari, onde reencontramos velhos amigos e recebemos o axé de uma casa cheia de luz e viva no amor de mamãe Oxum. Ao primeiro toque do atabaque,Carlota, que sempre nega sua mediunidade, tremelicou tanto que foi preciso nossa querida ekédi Juju vir socorrê-la! Segura daqui, puxa dali e quando o “paninho” branco saiu de sua cabeça, lá estava o cabelo cantando: “Não me deixe só, eu tenho medo do escuro…”. Ficamos horas louvando nosso Pai e saímos de lá trajando as armaduras de Seu exército. Somos da legião de Jorge e sabemos da força de Sua espada.

Para encerrar nossa quinta-feira, demos uma passadinha na feijoada da Portela e, mais uma vez, constatamos como São Jorge é amado por tanta gente. Sambistas, católicos, umbandistas, brasileiros e até estrangeiros falando a língua da fé.

Em que parte do mundo pessoas de religiões diferentes conseguem dividir o mesmo espaço para homenagear um santo, em harmonia?

Salve São Jorge Guerreiro, Ogum e o povo brasileiro!

Salve o dia 23 de abril!

Finólia Aroeira, do Leme para o mundo. 2015!

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Comente

Os campos obrigatórios são marcados com *. Seu endereço de email não será publicado.