“Desde que o samba é samba…” – Por Finólia Aroeira/ Carnaval 2022!

Depois da ligação de Therezinha, que durou exatamente setenta e cinco minutos cronometrados, desliguei com o alívio do último componente cruzando o portão em final de desfile!

Nossa conversa não poderia ser outra, a não ser a perseguição desses capitães do mato em busca do nosso lombo. “Desde que o samba é samba”, que o coro come, enquanto a Casa Grande se diverte com os “Barões da ralé”, do alto de seus camarotes climatizados. E para esses espaços exclusivos toda a segurança física e sanitária estaria assegurada, além de lounges com música ambiente, salas de massagem, salões de beleza, boates, shows privados e perdigotos arianos voando despreocupados e “saudáveis”. Aliás, como seria o controle dos componentes de cada escola?, os SERES HUMANOS que assistem as concentrações dos desfiles a beira do canal cheio de cocô, seriam testadas como?, e o entorno da Sapucaí, não teria aglomeração? Se não pode carnaval, não podem shows de música sertaneja com milhares de pessoas, estádios e bares lotados, Igrejas correndo sacolinhas, centenas de motociclistas afoitos por mais um espetáculo no picadeiro do Cramulhão! O carnaval não pode, devido a pandemia, mas tudo isso pode?

Escolas de samba e carnaval de rua têm a mesma importância. Não existe o verdadeiro e o falso carnaval, até porque toda a intenção de embranquecer a festa não dá em nada, pois nossa melanina poderosa não deixa! Nosso discurso é sério e nossa trajetória ainda mais. Muitos trabalhadores tiveram seu o “Pão de cada dia” comprometido desde o início da pandemia, e se o carnaval não acontecer a situação ficará ainda pior.

Terminamos nosso desabafo lembrando o carnaval de 1993 na São Clemente, pois o enredo “O PÃO NOSSO DE CADA DIA”, nos remeteu a situação de tantos profissionais atualmente. A escola de Botafogo conquistou o sétimo lugar. Na véspera do desfile fui sorteada numa rádio com duas fantasias, pois havia comprado o LP das Escolas de Samba nas Casas Sendas. Fomos até Copacabana receber nossas fantasias de, acreditem, rabanadas!

Finólia Aroeira, do Leme para o mundo! Janeiro de 2022!

Fotos: H.Bakhury

 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Comente

Os campos obrigatórios são marcados com *. Seu endereço de email não será publicado.