A Associação das Escolas de Samba Mirins realiza dia 27 de janeiro, a partir das 13h na quadra da Estácio de Sá a coroação do rei momo, rainha, princesas do carnaval mirim. Os candidatos que participaram do concurso serão conhecidos e coroados, além de receberem as faixas na abertura do evento onde também será lançado do Cd dos sambas de enredo. As obras serão entoadas com um show realizado por intérpretes, passistas e ritmistas das escolas mirins. O domingo festivo será também para premiar os melhores dos desfiles no sambódromo com a entrega do Troféu Olhômetro que se destacaram no carnaval 2018, além de prestar homenagens com a premiação à personalidades e parceiros da Aesm-Rio.
Confira os agraciados com o Troféu Olhômetro – Carnaval 2018:
Infantes do Lins – Ala de Passistas e 1º casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Adriano e Mayara Bombom);
Tijuquinha do Borel – Ala de Passistas e 1º casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Raison Alves e Lorena Brito);
Golfinhos do Rio de Janeiro – Rainha de Bateria (Juliana Pires) e Bateria;
Inocentes da Caprichosos – Alegorias e Adereços e Rainha de Bateria (Elza Carolina);
Miúda da Cabuçu – Alegorias e Adereços e Enredo “Maria Helena e Chiquinho, casal nota 1000”;
Nova Geração do Estácio – Bateria e Harmonia;
Pimpolhos da Grande Rio – Bateria e Comunicação com o Público;
Filhos da Águia – Ala de Passistas e Harmonia;
Império do futuro – 1º casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Fernando e Ághata) e Intérprete (Jade Sandyrah);
Aprendizes do Salgueiro – Ala de Baianas e Comunicação com o Público;
Corações Unidos do Ciep – Enredo “O Rio revisita sua história nos 100 anos de Cordão”;
Estrelinha da Mocidade – Intérprete (Wandinho Pires) e Samba Enredo;
Herdeiros da Vila – 1º casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Douglas e Giovanna Casagrande) e Intérprete (Yanique);
Petizes da Penha – Comissão de Frente e Revelação do Carnaval Mirim: 3º casal de mestre-sala e porta-bandeira (Artur e Dany);
Mangueira do Amanhã – Bateria e Fantasias;
Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy – Fantasias e Enredo “Amizade, identidade e divindade. No cenário de Nossa Senhora de Fátima”.
Homenagens especiais:
Benildo Mendes (Fotógrafo);
Miro Ribeiro (Jornalista);
Rubens Confete (Radialista);
Erick Otto (Diretor de Eventos LIESA);
Manoel Dionísio (Escola Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte);
Emílio (Guaracamp);
LIESA;
RioTur;
Piraquê;
G.R.E.S. Estácio de Sá;
G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro;
G.R.E.S. São Clemente;
AMI-7;
Nissan.
Roda de samba beneficente
O dia 27 será também de ajuda às agremiações que compõem o Grupo Mirim. Uma roda de samba beneficente será realizada com o objetivo de angariar fundos para auxiliar as escolas a darem continuidade aos projetos sociais, educativos, além da ajuda no desenvolvimento do carnaval. A roda de samba ‘SOS Escolas de Samba Mirins – Não deixe o samba morrer’ reunirá grandes intérpretes de sambas de enredo do Grupo Especial como Emerson Dias e Quinho do Acadêmicos do Salgueiro, Leozinho Nunes da São Clemente e Zé Paulo Sierra da Unidos do Viradouro. Cantores da Série A também estarão participando. São eles: Serginho do Porto da Estácio de Sá e Nino do Milênio da Inocentes de Belford Roxo, entre outros.
Um seleto grupo de autênticos sambistas é solidário à causa em defesa das escolas mirins e estará participando do evento, entre eles a cantora Dorina, Gabrielzinho do Irajá, Enzo Belmonte, o compositor Wanderley Monteiro, Marquinhos de Oswaldo Cruz e os grupos Só Raiz e Swing Carioca. Todos embalados musicalmente pelo Grupo Família Samba na Veia. As presenças já confirmadas estão unidos em prol das escolas mirins, para que a tradição dos desfiles infantis não acabe, pois a verba destinada às agremiações ainda não foi repassada pela prefeitura através da RioTur, restando pouco dias para os desfiles.
Os interessados podem adquirir os convites na secretaria da quadra da Estácio de Sá ou nas quadras ou locais onde acontecem os ensaios das escolas mirins por apenas R$15. No dia do evento os ingressos também poderão ser adquiridos pelo mesmo valor. Vale ressaltar que o ingresso dá direito a um prato da mais suculenta macarronada pelo chef Edson Marinho.