O Paraíso do Tuiuti recebeu uma ilustre visita em seu barracão na Cidade do Samba. A escritora Ana de Oliveira esteve no local e conheceu todo o projeto de carnaval idealizado pelo carnavalesco Jack Vasconcelos. Ana é autora do livro ‘’Tropicalia ou Panit et Circencis’’ e será uma espécie de embaixatriz do enredo ‘’Carnavaleidoscópio Tropifágico’’, tema da agremiação em 2017.
– Acho maravilhosa a ideia de tomar a Tropicália como inspiração e mote numa homenagem a esse movimento seminal, que assumiu o carnaval como linguagem para, entre outras coisas, desbancar os puritanismos estético-ideológicos que encaretavam o Brasil à época. A Tropicália na Sapucaí vai ser o carnaval devorando o próprio carnaval – afirmou Ana, que desfilará no Tuiuti.
O trabalho da autora é uma experiência inédita no Brasil. 12 textos e 12 pôsteres inéditos sobre as 12 canções do disco. ‘’Tropicalia ou Panis et circencis’’ tornou-se símbolo não só do movimento tropicalista como também da vertiginosa movimentação cultural que tomou conta do Brasil no final nos anos 1960.
– Ana de Oliveira é referência sobre a memória do movimento tropicalista. Tem um saber profundo. Foi uma honra, especialmente pra mim, recebê-la. Uma aula, um encontro lindo e de alta vibração positiva. Ela iluminou o projeto, de fato. Ficamos todos muito felizes – opinou Jack Vasconcelos.
Primeira escola a desfilar no Grupo Especial em 2017, o Paraíso do Tuiuti retorna à elite do samba após 16 anos. A melhor colocação foi um 10º lugar no Carnaval de 1955.
Foto: Divulgação