É com muita honra que o Bloco Mulheres Brilhantes levará para o carnaval 2023 o enredo “RUÇA CANINÉ”. Lícia Maria Maciel Caniné assumiu o GRES Unidos de Vila Isabel em 1987 e levou os ensaios da escola para a Boulevard 28 de Setembro, onde hoje se mantém e se fazem tradicionais.
Foi na sua gestão o histórico desfile “Kizomba” da Vila Isabel, FESTA DA RAÇA em 1988. A primeira vez que uma “presidenta” conquistava o campeonato do carnaval carioca e para a Vila, o seu primeiro título, que se inscreveu no tempo como um marco em um momento de reabertura política do Brasil (vivia-se a “Nova República”, com todas as tensões e contradições do período iniciado em 1985 pondo fim aos 21 anos de ditadura civil-militar), de afirmação e consolidação do Movimento Negro – no ano de Centenário da Abolição da Escravatura – e a elaboração da “Constituição Cidadã” promulgada no mesmo ano do desfile. O desfile da escola de samba de Ruça é um dos divisores de águas do carnaval carioca e um ato político e cultural . No carnaval seguinte, a Vila, mantendo o tom social e político do ano anterior, veio com o enredo “Direito é direito”, obre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. E mostrou essa consciência na inesquecível comissão de frente composta apenas por mulheres grávidas, como um símbolo dos direitos das mulheres e ao mesmo tempo de esperanças, de um país mais justo. De 1989 à 1993 Ruça foi vereadora da cidade do Rio de Janeiro, onde manteve sua luta contra o racismo, pela garantia dos direitos humanos e em defesa de nossas tradições culturais, especialmente no que diz respeito ao samba.
Nos anos 2000, Ruça foi diretora do Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, tendo apoiado e incentivado diversas ações sociais e culturais no tradicional bairro. Sendo uma das participantes do Fórum 21 de Santa Teresa, que entre 2001-2002, lançou a Agenda 21 para o bairro.
A Presidente Márcia Rossi avisa que o Bloco desfilará no dia 26 de fevereiro no Boulevard 28 de Setembro .
Concentração às 11h na esquina do Petisco da Vila.