Professor licenciado do Colégio Pedro II, integrante das comissões permanentes de Educação e de Cultura, o vereador Tarcísio Motta, candidato ao governo do estado nas últimas eleições, está confirmado no desfile da Império da Tijuca, que encerrará o sábado de carnaval pela Série A com um enredo que destacará a educação.
Tarcísio é formado no curso de História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também fez mestrado (2002) e doutorado (2009). Em 1999, atuou prioritariamente na análise dos orçamentos públicos e na discussão das políticas públicas para a educação implantadas pelos governos estadual e municipais. Participou da reorganização do Fórum em Defesa da Escola Pública (Fedep), que reúne mais de 40 movimentos sociais. Trabalhou ainda em escolas da rede privada e foi professor substituto na UFF em 2003 e 2004. m 2005. Estudioso da história agrária no Brasil, lecionou na Escola Nacional Florestan Fernandes (MST), em Guararema (SP). Integrou o Núcleo de Organização Socialista, composto por militantes da Baixada Fluminense, e contribuiu decisivamente para a formação do Setorial de Educação do Rio de Janeiro.
O professor convidado desfilará no último setor da escola, que fará uma homenagem aos 80 anos do Império da Tijuca, mostrando como a história honrou ao longo do tempo o termo “educativa” composto no nome da agremiação, e mostrou as diversas formas de educação por seus enredos. O últimos carro se chama “Utopias de um Império do Saber” projetando uma nova educação para os próximos anos.
O enredo da Império da Tijuca no Carnaval 2020 é “Quimeras de um eterno aprendiz” e será desenvolvido pelo carnavalesco estreante Guilherme Estevão.
Foto: Geissa Evaristo