Marcia Rossi, presidente de associação de blocos carnavalescos, fala sobre sua candidatura à vereadora do Rio
“É um momento único na vida de uma mulher. Sem dúvida, um momento de coragem”. Assim Marcia Rossi define a sua mais nova empreitada: o pleito a uma das cadeiras como vereadora da cidade do Rio de Janeiro na Câmara Municipal.
Marcia Rossi é educadora, graduanda em Políticas Públicas, amante do Carnaval, Presidente da CARNAFOLIA (Associação de blocos e bandas da Grande Tijuca), Presidente do Bloco 7 de Paus e do Bloco Cultural e coletivo “Mulheres Brilhantes”, que reúne mais de 180 microempresárias e as auxilia na divulgação e promoção de seus pequenos negócios.
“Quem faz o carnaval de rua somos nós, portanto precisamos ter assento na organização dessa festa”
Conversamos com a candidata do PCdoB, que falou sobre suas propostas, ideias, a importância do Carnaval para a economia e fortalecimento cultural, além do seu amor pela “Terra de Noel”, o bairro de Vila Isabel.
I – WEBSAMBA – Em sua trajetória de vida à frente de manifestações sociais e culturais como o carnaval e o empreendedorismo, quando e por que a política começou a te despertar interesse?
Marcia Rossi – Oi Heriton Bakhury, primeiramente gostaria muito de agradecer ao site websamba.com.br e a você, pelo carinho e atenção. Então, minha vida sempre foi pautada no bem coletivo e como você mesmo disse, estou sempre envolvida com movimentos que busquem nossos direitos, sejam eles na cultura, na educação, na segurança do bairro, na solidariedade aos mais vulneráveis e nos direitos da Mulher . Portanto a política está inserida na minha vida, desde sempre. Nesse sentido, penso que ocupando uma cadeira no legislativo, poderei contribuir com a sociedade com mais recursos e lugar de fala.
II – WEBSAMBA – Como a senhora está desenvolvendo sua campanha? Quais pontos julga mais importantes para atrair atenção dos eleitores?
Marcia Rossi – Estamos vivendo um ano atípico, né? Por isso, nossa campanha tem sido, por enquanto, virtual, com muitas LIVES, muitas conversas com grupos variados pelo WhatsApp e o retorno tem sido surpreendente. Os tempos mudaram e as pessoas estão cansadas daquela velha política cheia de promessas absurdas. Precisamos tocar o coração dos amigos, do eleitor. Todos nós estamos muito frágeis com tantas perdas por conta da COVID-19 e falar de política nesse momento é bem difícil, principalmente porque o poder público não tem dado a importância necessária para este momento que a cidade do Rio de Janeiro, quiçá o país, está vivendo.
III – WEBSAMBA – Nos últimos carnavais, algumas situações como a criação de um “Blocódromo”, o impasse de quem entregaria a chave da cidade ao Rei Momo, a pouca quantidade de banheiros químicos e a falta de segurança, só para citar alguns, revelam que a festa ainda precisa ser olhada com mais respeito aos foliões e turistas que lotam a cidade. Como a senhora pretende contribuir para que o Carnaval seja olhado com mais profissionalismo e respeito?
Marcia Rossi – Chegou no assunto que eu amo (risos), CARNAVAL!
Então, entra e sai prefeitura e o erro se repete. Quem faz o carnaval de Rua, somos nós representantes de Blocos e Bandas, portanto precisamos ter assento na organização dessa festa. E isso não acontece. O poder público “organiza” e nos convida para dar ciência com o “prato pronto”. E os erros se repetem. Precisamos ter uma comissão de carnaval de Rua em contato direto com a Riotur, trocando ideias e mostrando as necessidades e as deficiências da festa. Já temos um Fórum de Carnaval de Rua formado por representantes de sete Ligas e Associações de Blocos e Bandas que vêm conversando com o Ministério Público (MP-RJ), que tem atuado e nos ajudado em várias questões. Blocódromo? Nem pensar! O nome já diz tudo, CARNAVAL DE RUA.
IV – WEBSAMBA – Quais políticos serviram de inspiração para que a senhora resolvesse ingressar na vida pública?
Marcia Rossi – Observo muito e admiro as atitudes e posicionamentos da Deputada Federal Jandira Feghali, redatora da Lei Maria da Penha e da Deputada Estadual Enfermeira Rejane, que fez parte da comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre Feminicídio da Alerj. E o mais importante, as duas são FICHAS LIMPAS.
V – WEBSAMBA – Qual sua opinião em relação aos escândalos de corrupção que, nos últimos anos, mancham a imagem de nosso estado e cidade?
Marcia Rossi – É um absurdo! Nossa cidade tem passado por dias muito difíceis! São escolas municipais tendo sua luz cortada por falta de pagamento, são “Guardiões do Prefeito” na porta dos hospitais impedindo que a imprensa faça o seu trabalho, sem falar nos salários dos ‘heróis da saúde’ que está atrasado.
Nos últimos quatro anos, seis governadores ou ex-governadores já foram presos ou afastados do mandato e agora estamos na iminência do impeachment do último governador eleito. Tudo muito complicado.
Para quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido pela Marcia e informações sobre os seus projetos de campanha, é só acessar:
Instagram: @marciarossiica