Estreando no Carnaval de Niterói, o GRCES Acadêmicos da Ponta da Areia têm o orgulho de anunciar o enredo para o próximo carnaval: “Ressoam os atabaques na Ponta da Areia! Mãe África no sangue, na raça e na cor!”
Este enredo é uma jornada pela rica história do continente africano, onde majestosos reinos e poderosos impérios surgiram como faróis de bravura e organização. Vamos celebrar a força dos guerreiros, a riqueza cultural e a profunda espiritualidade do povo africano.
É um convite para um mergulho na história de nossa ancestralidade, homenageando a determinação de um povo que, mesmo diante das atrocidades da Diáspora Africana, nunca se curvou. Este tributo destaca a força da Cultura Africana, que moldou a Cultura Brasileira e de tantas outras nações, especialmente nossas Escolas de Samba, enriquecendo nossas almas.
O sangue, a raça e a cor de Mãe África pulsam em nossas veias no ritmo dos imemoriais atabaques. Nosso carnaval é um hino à resistência do Povo Preto, um palco para celebrar a riqueza da Cultura Afro-brasileira. Através da arte, reverenciamos a força de nossos ancestrais, a sabedoria em cada batuque, cada passo de dança, cada sorriso radiante.
A Comunidade da Acadêmicos da Ponta da Areia se ergue como um griot, narrando a herança de Mãe África. Acreditamos que essa história nos dá a força para seguir em frente, mostrando que este legado é a chama que ilumina o caminho para uma vida sem preconceitos e discriminações. Que o batuque dos nossos atabaques ecoe por todo o país, inspirando mudança e semeando a esperança de um mundo melhor.
Com apenas quatro meses de fundação, a Acadêmicos da Ponta da Areia fará sua estreia no grupo de avaliação do carnaval de Niterói, em 2025. O enredo da Caçulinha de Niterói está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Jaime Cezário.