O Império da Tijuca que no Carnaval 2019 apresentará na Sapucaí o enredo “Império do Café, o Vale da Esperança” de desenvolvimento do carnavalesco Jorge Caribé, nomeou Marcos Capute como “Embaixador do Samba” na região que será apresentada no desfile 2019.
Marcos Capute é engenheiro, professor e presidente da Fundação Educacional Severino Sombra que mantém a Universidade de Vassouras, patrocinadora da escola para o Carnaval 2019, e o hospital universitário.
– Recebi o título de Embaixador do Samba através do presidente Antônio Marcos Teles, o Tê, em visita à presidência da Fusve. Torcemos para que a escola do Morro da Formiga faça um excelente desfile na Série A do carnaval carioca apresentando a história do Vale em grande estilo – declarou o embaixador.
O enredo do Império da Tijuca traça uma linha do tempo do Vale do Café, desde a chegada do negro escravizado plantando as primeiras mudas de café e irrigando-as com seu sangue e seu suor nos cafezais; o nascimento das cidades que hoje compõem o Vale do Café, até os dias de hoje onde o Vale se mostra progressista com um turismo histórico rural grandioso e solo de grandes empreendimentos. Além do legado da miscigenação do branco e o negro em seu folclore, cultura e religiosidade.
– Nomeamos Marcos Capute como Embaixador do Samba no Vale do Café porque ele é uma referência no local. Queremos aproximar a Tijuca ao Vale fazendo um intercâmbio cultural e agregando valores ao nosso desfile – explica o diretor de carnaval e marketing Aylton Wintrich.
A Império da Tijuca será a quinta escola a desfilar no sábado de carnaval pela Série A da Lierj, na Avenida Marquês de Sapucaí em busca do título e do sonhado retorno ao Grupo Especial.