Rio de Janeiro, março de 2022 – Por ordem do presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, as equipes de fiscalização e segurança que atuam nos acessos aos setores de arquibancadas e frisas do Sambódromo nos ensaios técnicos das Escolas do Grupo Especial e da Série Ouro foram instruídas a permitir a entrada de pessoas que estejam carregando alimento e bebida para consumo próprio.
A decisão do presidente já foi colocada em prática no ensaio técnico deste, sábado, 12/3, na abertura da temporada de ensaios das Escolas da Série Ouro, também nos ensaios técnicos do Grupo Especial. O mesmo acontecerá aos sábados, nos ensaios da Série Ouro, até o Carnaval, em abril.
Neste Domingo, ensaiaram a Imperatriz Leopoldinense, a São Clemente e a Portela, abrindo a temporada do Grupo Especial.
Perlingeiro explicou que houve falha na comunicação para as equipes de segurança e em nome da LIESA pede desculpas às pessoas que, por este motivo, tiveram problemas para chegarem às arquibancadas.
O presidente tem consciência das dificuldades que a população vem enfrentando desde o início da pandemia, e considera perfeitamente normal que os foliões tragam de casa alimento e bebida para consumo durante os ensaios, desde que não usem recipientes de vidro, metal ou qualquer outro material cortante, que ofereça riscos a outros espectadores; nem que sejam em grande quantidade, o que caracterizaria a venda ambulante – esta sim, proibida.
Perlingeiro frisou, no entanto, que os foliões só terão acesso garantido após a apresentação de comprovante de vacinação contra o Covid-19 em dia, de acordo com o calendário e protocolos da Secretaria Municipal de Saúde. Ressaltou que decreto municipal publicado recentemente aboliu o uso de máscara.