O carnaval da Saudade!- Por Finólia Aroeira

Queridos amigos, confesso que a ficha da volta dos ensaios técnicos, demorou a cair, mas depois do primeiro treino na Sapucaí, os outros funcionaram como um afago na alma de cada sambista, que não via a hora de reencontrar a avenida e suas bandeiras.

E teve de tudo: “Rainhas” com samba de R$ 0,05 centavos, outras “sambando” com dois sacos de cimento nos pés, algumas totalmente atrapalhadas, que não dava para saber que diabo foram fazer ali, além de gente se benzendo antes de entrar na pista, componentes beijando o chão do Sambódromo, discursos necessários, lágrimas e muita emoção!

O carnaval da saudade resgata todo o amor e devoção que temos por essa festa, que guarda momentos inesquecíveis, como o enredo dos ciganos na Viradouro, o Cristo mendigo, a galinha pintada da União da Ilha, o Ita do Salgueiro, as comissões de frente da Imperatriz, as alegorias coreografadas, e outros momentos já eternizados!

Teremos um carnaval sem Laíla, Maria Helena, Severo Luzardo, Mestre Monarco, Dominguinhos, Djalma Falcão, Sylvio Cunha, e tantos outros que se foram e deixaram muitas saudades.

Depois de dois anos, com tantas perdas, centenas de trabalhadores desempregados, a volta do carnaval resgata a dignidade para muitas famílias.

O Samba-enredo da Caprichosos de 1985, “E por falar em saudade”, falava das coisas que haviam desaparecido da vida das pessoas. Tive o prazer de desfilar e testemunhar o povo aclamando a escola, que não levou o título naquele ano, mas foi considerada a escola “campeã do povo”!

No carnaval da saudade, soltaremos, finalmente, esse nó na garganta e poderemos ver o verdadeiro espetáculo que as escolas apresentarão. Da força da Negritude, passando por Martinho da Vila, Arlindo Rodrigues e Oxóssi, até chegar na emocionante homenagem a Paulo Gustavo, que dizia que “Rir é um ato de resistência”, esse carnaval já entra para a história como um dos mais aguardados, e também representa mais um ato de resistência. Liberdade, respeito e igualdade!

 

Finólia Aroeira, do Leme para o mundo! – Abril/ 2022

Foto: H. Bakhury

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Comente

Os campos obrigatórios são marcados com *. Seu endereço de email não será publicado.