“Que espetáculo! ”- Por Finólia Aroeira

A religiosidade afro-brasileira estará presente na maioria dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no carnaval 2025.

A Viradouro, escola campeã do último carnaval, tentará mais uma vez levar o caneco com o enredo “Malunguinho: o mensageiro de três mundos”. Com um samba-enredo inspirado e bem construído, a escola de Niterói é promessa de mais um grande espetáculo.

A Imperatriz Leopoldinense terá como enredo “Ómi Tútu ao Olúfon- Água fresca para o senhor de Ifón”, contando a saga de Oxalá ao reino de Oyó. Destaque para o belíssimo samba-enredo; a escola da Silva Teles terá como enredo “Salgueiro de corpo fechado”. A Academia do Samba terá como trilha sonora um samba-enredo de muita qualidade. A Unidos de Padre Miguel, estreante no Grupo Especial, levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Egbé Iyá Nassô”, contando a trajetória da africana Iyá Nassô e do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, em Salvador, Bahia.

A Unidos da Tijuca terá como enredo “Logun-Edé: Santo Menino que velho respeita”: o enredo vai falar sobre o orixá Longun-Edé, filho de Oxóssi e Oxum. O samba-enredo que conta com a cantora Anitta entre os compositores, é bem construído e vai contagiar a “juventude do Borel”.

A Beija-Flor de Nilópolis homenageará o diretor de carnaval e carnavalesco Laíla. O samba na voz de Neguinho da Beija-Flor traduz a força do homenageado e também de sua comunidade.

Com o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, a Estação Primeira de Mangueira levará para a Sapucaí uma “narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social, conectando passado e presente pelas vivências cotidianas”, segundo a escola.

A Paraíso do Tuiuti promete levantar a avenida, contando a história da primeira travesti não indígena do Brasil. Com o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”,  a escola de São Cristóvão contará com um samba recheado por palavras do vocabulário pajubá, de origem africana e usado por trans e travestis.

A Acadêmicos do Grande Rio vai fazer uma homenagem ao Pará com o enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, a escola de Caxias fará uma viagem, mergulhando nas águas amazônicas, sem esquecer das Encantarias e terreiros de Tambor de Mina.

Com o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”, a Unidos de Vila Isabel abordará as assombrações presentes no imaginário popular. A azul e branca da 28 de setembro promete assombrar, divertir e encantar o público com um desfile desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros.

Com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”, a Portela fará uma justa homenagem ao cantor compositor mineiro.

A Mocidade levará para a avenida o enredo “Voltando para o Futuro – Não há limites pra sonhar”. A estrela Guia de Padre Miguel  fará uma viagem em busca de seu próprio brilho. Com um samba empolgante e interpretado pelo competente Zé Paulo Sierra, o desfile promete!

_______________________________________________________

SÉRIE OURO – RJ

Unidos do Porto da Pedra: A História que a Borracha do Tempo Não Apagou
Império Serrano: O Que Espanta Miséria é Festa
Estácio de Sá: O Leão se Engerou em Encantado Amazônico
União de Maricá: “O cavalo de Santíssimo e a coroa do Seu 7”
São Clemente: A São Clemente dá voz aos que não tem
Inocentes de Belford Roxo: Ewe, a cura vem da floresta
União da Ilha do Governador: BA-DER-NA! Maria do Povo
Acadêmicos de Niterói: Vixe Maria
Acadêmicos de Vigário Geral: Ecos de um Vagalume
Unidos de Bangu: Maraka’Anandê – Resistência Ancestral
Unidos da Ponte: Antropoceno
Em Cima da Hora: Ópera dos Terreiros – O Canto do Encanto da Alma Brasileira
União do Parque Acari: Cordas de Prata: o Retrato Musical do Povo
Arranco: Mães que alimentam o sagrado
Tradição: Reza
Botafogo Samba Clube: Uma Gloriosa História em Preto e Branco

Seja com enredos relacionados as religiões de matriz africana ou não, as escolas de samba enriquecem a cultura brasileira e contribuem para que o respeito às diferenças seja praticado.

Finólia Aroeira, do Leme para o mundo/ Janeiro 2025!

Foto:H.Bakhury

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon
Tweet 20
fb-share-icon20

Comente

Os campos obrigatórios são marcados com *. Seu endereço de email não será publicado.