Nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, a partir das 20h30, o GRES Acadêmicos do Salgueiro realizará a grande final das eliminatórias de samba-enredo para o Carnaval 2025. As parcerias de Xande de Pilares e cia, Marcelo Motta e cia, e Fred Camacho e cia, vão subir ao palco da Vermelho e Branco na Rua Silva Teles, 104, Andaraí, para definir qual obra representará a agremiação na Marquês de Sapucaí no próximo ano.
Como é tradição no Salgueiro, o evento promete ser um grande espetáculo. O show será dirigido por Carlinhos Salgueiro, diretor artístico da escola, e pelo coreógrafo da Comissão de Frente, Paulo Pinna. A apresentação contará com coreografias executadas por bailarinos da Comissão de Frente, integrantes da Cia de Dança Maculelê, passistas da Academia do Samba, Baianas, Velha Guarda, além dos três casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Leonam Santos e Beatriz Paula, Leonardo Moreira e Barbara Moura e Sidclei Santos e Marcella Alves.
Cerca de 40 profissionais vão participar do show, que será dividido em duas partes: a primeira, vai narrar o enredo “De Corpo Fechado” e os seus setores. Já a segunda parte, pretende mexer com o coração salgueirense ao apresentar sambas antológicos da escola, com direito a um momento especial dedicado ao saudoso Quinho do Salgueiro.
Recém-chegado à Vermelho e Branco da Tijuca, o coreógrafo Paulo Pinna não esconde a ansiedade para a tão esperada final do Salgueiro:
“Minha primeira final do Salgueiro, uma final que é extremamente esperada pelo Mundo do Samba. Uma final que tem a tradição de ser sempre no mesmo dia e sempre com casa cheia. O Salgueiro realmente é diferenciado e as pessoas esperam muito dessa final. Estou com a expectativa lá em cima, porque, mais uma vez, vai ser lindo. A gente está preparando um dia muito especial para todos os presentes. Estou super ansioso por essa final diferenciada que o Salgueiro sempre faz.”, destaca Pinna.
Para Carlinhos Salgueiro, a noite também terá um gostinho especial, pois será sua primeira final como diretor artístico da Academia do Samba:
“Minha expectativa está à mil, porque é a primeira vez que eu estou à frente do show como diretor artístico. Estou muito feliz pela confiança que a escola depositou em mim, no meu trabalho. Trabalhar com todos os segmentos juntos é um verdadeiro desafio, mas tenho certeza de que faremos um show lindo, inesquecível!”, comemora.
Um dos pontos altos da noite será a presença da Rainha das Rainhas, Viviane Araújo, que acompanhará de perto o ritmo da Bateria Furiosa, comandada pelos mestres Guilherme e Gustavo, e o Carro de Som do Salgueiro, embalados pelo intérprete Igor Sorriso, com direção musical de Alemão do Cavaco.
Sambas finalistas
Logo após o show da Academia, é a vez dos três sambas finalistas subirem ao palco. Os Sambas de Xande de Pilares e cia (06), Marcelo Motta e cia (08), e Fred Camacho e cia (18) disputam o posto de hino oficial da escola para o Carnaval 2025. Para o aquecimento das torcidas, basta conferir as obras concorrentes disponíveis no canal Salgueiro TV.
Para aqueles que não puderem comparecer ao evento, haverá transmissão ao vivo a partir das 23h pelo canal Salgueiro TV, em parceria com a Fita Amarela.
Os ingressos para a pista estão disponíveis por R$ 70 (o primeiro lote), e mesas para quatro pessoas a partir de R$ 120. Os camarotes estão esgotados. As entradas podem ser adquiridas no site Guichê Web ou diretamente na bilheteria da escola. A reserva de mesas pode ser feita diretamente com Grace (21) 99871-5666, ou Vera (21) 97994-2060.
Carnaval 2025: “Salgueiro de Corpo Fechado”
O Acadêmicos do Salgueiro traz para o Carnaval 2025 o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”, assinado por Igor Ricardo e desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira. A proposta explora a rica tradição das práticas mágico-religiosas que prometem proteger o corpo contra males físicos e espirituais. O conceito do “corpo fechado” tem raízes em crenças africanas, europeias e indígenas, misturadas durante a formação cultural brasileira.
O enredo destaca a presença de figuras icônicas da Umbanda, como Zé Pilintra e os Pretos Velhos, e aborda o uso de amuletos, rituais e orações para blindar o corpo contra perigos, doenças e inveja. O desfile também vai homenagear a herança africana trazida pelos escravizados mandingos, que trouxeram consigo práticas de proteção espiritual, como as bolsas de mandinga, que foram adaptadas no Brasil.
Com uma narrativa que transita entre crenças populares, histórias de cangaceiros e rituais de diversas religiões, o Salgueiro promete uma celebração vibrante e cheia de simbologia. O enredo também reforça a importância da conexão entre corpo e espírito no Candomblé e outras práticas religiosas, onde o corpo saudável é visto como essencial para a vida e a espiritualidade.
A escola será a terceira a atravessar a Marquês de Sapucaí na segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março de 2025.