Em turnê pelos Estados Unidos onde ensina a arte de sambar ao longo do ano, a sambista e musa do Carnaval carioca Egili Oliveira participou, mais uma vez, da edição do Brazilian Day em Berkeley, na California. O dia, feito especialmente em homenagem aos brasileiros que residem nos Estados Unidos, é celebrado em diferentes cidades americanas e exalta a cultura do nosso país.
Dividindo sua agenda entre o Brasil e os Estados Unidos, onde dá aulas de samba, Egili foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a musa da festa que também contou com a participação de mestre Jonas, que foi mestre de bateria da Acadêmicos do Cubango e também da Mocidade Independente.
Além de se apresentar, a passista e musa da São Clemente e Renascer de Jacarepaguá, também deu workshop ensinando samba no pé na Casa de Cultura de Berkeley.
Aulas em Miami foram canceladas por conta do furacão Irma
A agenda intensa da sambista, no entanto, foi interrompida por conta da chegada do furacão Irma à Florida. Com workshops marcados para este fim de semana, Egili vive momentos de apreensão.
– Minhas aulas foram desmarcadas e eu sigo em Los Angeles mas tenho muitos amigos na Flórida, especificamente em Miami. Venho pedindo muito em minhas orações que este furacão pare no mar e não chegue à cidade. Já tenho notícias de que não há mais água ou combustível e isto é muito triste. Um fim de semana que seria de celebrações por conta do Brazilian Parade se torna um momento de apreensão por conta das pessoas que estão na cidade, diz a sambista que retorna ao Brasil em outubro.
Nos projetos da musa, que este ano não vai participar do concurso que vai eleger a Corte do Carnaval, estão workshops nos meses que antecedem o Carnaval em um formato inovador: na praia.
– Este ano fizemos algo muito tímido, mas, assim que eu retornar ao Brasil, vou me dedicar a este projeto que chamo de Samba Summer, adianta Egili.