O Berço do Samba serviu de cenário para a largada das agremiações mirins visando o carnaval 2023. Duas das mais importantes diretrizes foram adotadas com o objetivo na organização dos desfiles do próximo carnaval. A tarde festiva na quadra da Estácio de Sá possibilitou ao público assistir ao concurso que escolheu o cortejo real, formado pelo rei momo, rainha e princesas da folia infantil. O ponto alto da festividade reuniu os seis candidatos, sendo quatro postulantes ao posto de rainha e dois ao de rei momo. Participaram da disputa passistas mirins representantes das escolas filiadas à Associação das Escolas de Samba Mirins. Alegria, espontaneidade e samba no pé foram mostrados pelos candidatos durante as apresentações ao corpo de jurados que contou com sambistas, dirigentes e personalidades ligadas ao carnaval. Entre elas: Marlene Povão – locutora da Estácio de Sá, Erica Lobo, vice-presidente da Corações unidos do Ciep e diretora pedagógica da Aesm-Rio, Walter 59 – diretor do Acadêmicos da Grande Rio e Sarah Honorato, rainha do carnaval mirim entre 2019 e 2022. “Esse é um importante passo que estamos dando rumo ao carnaval” – disse Jorge Xavier, vice-presidente da Aesm-Rio. Marcaram presença também Célia Domingues, presidente da AMEBRAS, a presidente da Associação dos Sambistas do Amanhã de São Paulo – ASASP, através de sua presidente Silvana Silva, Ryan William, passista de ouro do carnaval paulistano, além dos passistas Octávio Augusto e Gustavo Moreno, além da ex-porta-bandeira Poly e da coreógrafa Munique Namour.
Após apresentação que contagiou a quadra dos candidatos, o júri elegeu o cortejo real do carnaval mirim, sendo coroado rei momo Arthur Miguel Cavalcanti Costa, de 08 anos, representante da Estrelinha da Mocidade. A rainha Anna Gabriela Teixeira de Carvalho, de 09 anos, também representando a Estrelinha da Mocidade. As princesas escolhidas foram Kawany Venâncio Andrade, de 09 anos (1ª princesa) dos Aprendizes do Salgueiro e Thalita dos Santos Alves, de 08 anos, a 2ª princesa, da Estrelinha da Mocidade. “As apresentações foram perfeitas e emocionantes. As crianças sempre nos surpreendem mostrando desde pequeninos um samba no pé de gente grande” – destacou Waleska Rocha Marinho, coordenadora do concurso e diretora da Aesm-Rio.
Enquanto eram contabilizadas as notas atribuídas aos postulantes ao cortejo, foi realizado o sorteio que definiu a ordem dos desfiles para o próximo carnaval. Os representantes das escolas por duas vezes subiram ao palco para a definirem qual a posição de desfile. Após cinco minutos para eventuais trocas, ficou assim definida a ordem dos desfiles das escolas de samba mirins:
1 – Miúda da Cabuçu
2 – Tijuquinha do Borel
3 – Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy
4 – Império do Futuro
5 – Golfinhos do Rio de Janeiro
6 – Filhos da Águia
7 – Corações Unidos do Ciep
8 – Herdeiros da Vila
9 – Infantes do Lins
10 – Mangueira do Amanhã
11 – Estrelinha da mocidade
12 – Nova Geração do Estácio
13 – Petizes da Penha
14 – Inocentes da Caprichosos
15 – Aprendizes do Salgueiro
16 – Pimpolhos da Grande Rio
Após a definição da sequência de apresentações das agremiações, foi divulgado o calendário das gravações dos sambas, sendo iniciado em 17 e terminando dia 21 de outubro. Os dias e horários de cada agremiação, posteriormente serão divulgados nas redes sociais da Aesm-Rio. “Após definição da ordem de desfiles, já temos definidas as datas das gravações dos sambas. Com as escolhas das obras, já estamos iniciando o trabalho de produção do álbum que pelo segundo ano será no formato digital” – afirmou Alexandre Moraes, diretor e produtor musical. As escolas de samba mirins desfilam no dia 21 de fevereiro de 2023. A partir das 16 horas, no Sambódromo.
Imagens:
Concurso cortejo carnaval mirim
Crédito: Arleson Rezende (Divulgação Aesm-Rio).