“Onde há fumaça, há fogo!” É o título do enredo que a Unidos de Bangu levará para a Intendente Magalhães no próximo carnaval.
Caberá aos jovens carnavalescos Guilherme Diniz e Rodrigo Marques, a missão de desenvolver o enredo da vermelho e branco da Zona Oeste. A dupla fez uma introdução básica do tema, nada oficial, para que as pessoas possam entender um pouco mais sobre o Carnaval da escola.
“A ideia central do nosso enredo é percorrer o uso do fogo como elemento chave no processo evolutivo de nossa espécie. Como é de conhecimento de todos, o fogo produz calor (Bangu, quanta semelhança!), luz e outros produtos da reação de sua combustão. Além disso, o fogo é a maior conquista de nós desde a pré-história. Foi ele que nos permitiu exercer a soberania perante aos animais, nos esquentou, e nos ajudou quanto a variação da nossa dieta (cozimento). Portanto, essa é a abertura do nosso carnaval.
Indo para outra esfera, o fogo é cultuado por diversas religiões sendo considerado crença para algumas. Como por exemplo, o orixá Xangô é representado pelo elemento fogo. No catolicismo por exemplo, se há fumaça, “habemus papa”. Continuando nossa viagem e indo ao encontro da idade média, o fogo foi primordial para a fusão entre metais (bronze, alumínio, dentre outros), para a alquimia (a antiga química) e para o contínuo desenvolvimento da nossa espécie”.