A terra de Noel amanheceu no último sábado, 29 de setembro, cantando seu samba-enredo para o Carnaval 2019. A composição assinada por André Diniz, Evandro Bocão, Professor Wladimir, Júlio Alves, Marcelo Valência, Dedé Augusto e Ivan Ribeiro foi a vencedora na noite que teve outros dois sambas finalistas.
Com a vitória, o compositor André Diniz consagrou-se campeão de samba pela 17ª vez, ultrapassando o baluarte Paulo Brazão. André teve um problema de pressão arterial e não pôde comparecer ao evento. Evandro Bocão, seu principal parceiro e vencedor na escola do coração pela nona vez, falou sobre mais um triunfo.
– A escola está se estruturando novamente e fico muito feliz de ter o nosso samba nesse ano tão promissor. Fiquei ainda mais contente por que vi a comunidade descer hoje para torcer. Essa escola aqui é difícil segurar com a condição que está sendo implementada. O time que está hoje na Vila Isabel é forte e conhece a agremiação. O André é um craque, meu amigo, e infelizmente não pôde vir por uma questão de saúde. Quero mandar um imenso beijo pra ele, que é o melhor fazendo samba-enredo hoje.
Já recuperado na manhã deste sábado, André explicou todo o processo de disputa esse ano e a honra de ser o maior vencedor de samba-enredo da escola. Ele explicou que já havia tido um problema de pressão durante a semana e foi orientado pelos médicos a evitar maiores emoções.
– Eu posso até ser o compositor que mais vitórias tem, mas o maior nome da nossa escola chama-se Martinho da Vila. Isso é legal, mas na prática não conta nada. Quero dedicar essa vitória à memória do Leonel, aos maiores amigos que eu tenho nessa vida, Professor Wladimir e Evandro Bocão, e à saúde do Arlindo Cruz. Agradeço também ao amigo Marcio Pessi, ao Wander Pires, que é o nosso cantor, e a todos os parceiros. Eu sabia que tínhamos uma boa margem de vantagem com esse samba, mas foi um processo um pouco angustiante por que também estava envolvido no samba da Grande Rio. Também não fizemos uma boa gravação e isso acabou diminuindo a nossa distância para os outros sambas. Recuperamos o espaço com as apresentações que fizemos na quadra, sobretudo nas últimas duas semanas – contou.
A agremiação do bairro de Noel será a segunda a pisar na Marquês de Sapucaí na segunda-feira de folia, com o enredo ” Em nome do Pai, do Filho e dos Santos. A Vila canta a Cidade de Pedro” , que será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira. A escola já começa seus ensaios na próxima quinta-feira, dia 4 de outubro, a partir 20h, na quadra da azul e branca.
Confira a letra do samba campeão:
Compositores: André Diniz, Evandro Bocão, Professor Wladimir, Júlio Alves, Marcelo Valência, Dedé Augusto e Ivan Ribeiro
VILA
TE EMPRESTO MEU NOME
FONTE DE TANTA NOBREZA
POR DEUS E TODOS OS SANTOS
HONRE A TUA GRANDEZA
E SUBINDO PERTINHO DO CÉU
A NÉVOA FORMAVA UM VÉU
LEMBREI DE MEU PAI, MINHA FORTALEZA
ESCULPIDA EM PEDRAS, PEDROS
TERRA DOS COROADOS
OS SEUS GUARDIÕES
PROTETORES DE RARO ESPLENDOR
NAS FLORES E ESTRELAS
NAS CORES E SONS
LUAR DO IMPERADOR
MEU OLHAR LACRIMEJOU
EM ÁGUAS TÃO CRISTALINAS
UMA CIDADE DIVINA
BORDADA EM NOBRE METAL
A JÓIA IMPERIAL
PETRÓPOLIS NASCE COM AR DE VERSALHES
ADORNA A IMENSIDÃO
A LUZ ASSENTOU O DORMENTE
FEZ INCANDESCENTE A IMIGRAÇÃO
NO BAILE DE CRISTAL O TOM FOI REDENTOR
EM NOITE IMORTAL
FIZ NASCER UM NOVO DIA
LIBERDADE ENFIM RAIOU
NÃO VI A SORTE VOAR AO SABOR DO CASSINO
“SEGUNDO O DOM” QUE TECEU O DESTINO
MEU SANGUE AZUL NO BRANCO DESSE PAVILHÃO
O MORRO DESCE EM PROVA DE AMOR
ENCONTRO DA GRATIDÃO
VIVA A PRINCESA,
O TAMBOR QUE SE NÃO CALA
E O CANTO DO POVO MAIS FIEL
ECOA MEU SAMBA NO ALTO DA SERRA
NA PASSARELA COM OS HERDEIROS DE ISABEL
Fotos: Eduardo Hollanda